Pensando no final de semana

Olá caro leitor!

A receitinha de hoje é para saborear em momentos especiais em que se tem tempo para beber um bom vinho (para quem gosta de beber e de vinho, é claro) e quando se tem tempo de fazer também. Os pequenos podem comer (depende da idade, o meu tem três anos, consulte uma nutricionista se ficar em dúvida) mas nesse caso o preparo deve ser feito sem o vinho, ok? Substitua por mais água.

Risoto de Peixe by Fabi

Ingredientes-parte 1:

4 a 5 files de peixe (pode ser cação – como usei hoje, linguado, pescada branca ou salmão que deixa uma cor maravilhosa no prato)

limão e sal para marinar o peixe (pode adicionar pimenta do reino se for só para adultos)

cebola picadinha

tomates picados (sem pele e sem semente, se você preferir – eu uso inteiro mesmo)

Como faz?
Tempere os filés e deixe marinar por pelo menos uns 10 minutos. Refogue uma cebola pequena na manteiga, acrescente os tomates e quando estiverem começando a “murchar”, digamos assim, coloque os filés por cima. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe até cozinhar. Não é necessário secar a água. Você vai precisar dela lá no final. Reserve a água e o peixe (pique em pedaços grandes).

 linguado-1-RRX_2800

Ingredientes-parte 2:

1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo (italiano)

1 taça de vinho branco (seco ou outro tipo menos o suave, se for fazer para crianças substitua por água)

água fervente para o arroz

cebola picadinha

pistilos de açafrão (se vc tiver, caso contrário deixe sem ou coloque o açafrão da terra mesmo, só uma pitada)

manteiga (nada de margarina, minha gente! Ao ser aquecida ela fica tóxica)

Continuando…
Refogue a cebola na manteiga e quando estiver transparente acrescente o arroz árboreo. Coloque os pistilos de açafrão amassados (de prefência amolecidos em água fervente) e mexa bem. Aliás, a partir daí você não vai mais parar de mexer!!! Prepare os braços!
Quando os grãos ficarem transparentes, adicione 1/4 da taça de vinho, mexa até o álcool evaporar. Adicione a água fervente. Mexa, mexa e mexa. Quando estiver secando mais 1/4 de vinho. Tudo igual. Acrescente mais um pouco de água fervente e vá nesse processo até que os grãos estejam quase cozidos. Nessa hora, traga o caldinho do peixe e vá acrescentando colheradas, mexendo sempre. Tempere com sal. Misture o peixe cortado em cubos. Deixe cozinhar por mais uns 3 minutinhos e desligue. Se quiser acrescente cheiro verde picadinho e uma colher de manteiga (essa dica é para quem gosta de risoto com aquela mega cremosidade). Tampe por 1 minutinho e sirva!!! Acompanhado por vinho branco, legumes cozidos e folhinhas verdes fica irresistível! Pelo menos para o meu paladar, off course!

O processo de cozimento do arroz leva aproximadamente 20 minutos.

arroz arboreo

Dica do Crescendo com a Vida: se quiser um risoto vegetariano troque o peixe por cogumelos shitake ou shimeji. Fica igualmente gostoso! Basta refogar os cogumelos (devidamente higienizados) na manteiga e misturar ao risoto no final.

Nota: não tenho foto do prato pronto… Sorry!

 

Boa tarde, caro leitor!!

 

Curta nossa página no Facebook. Basta clicar aqui.

 

Deixe um comentário